Legislativo osoriense realiza primeira sessão ordinária de 2022 com a presença de servidores públicos
Na noite desta terça-feira (15), a primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Osório, com o fim do recesso parlamentar, foi marcada pela extensa pauta de votações e pela presença de servidores municipais e representantes de sindicatos da categoria, que fizeram manifestação em frente ao prédio e acompanharam a condução dos trabalhos no Plenário Francisco Maineri. O presidente do Legislativo, Charlon Müller (MDB), ao dar as boas-vindas ao público, frisou que ainda não foram protocoladas proposições do Executivo relativas à reforma administrativa e alteração no regime jurídico do funcionalismo municipal. “Qualquer projeto que mexa com a vida dos servidores terá amplo espaço para discussão nesta Casa, com a participação dos envolvidos, para que os trâmites ocorram de forma transparente”, reafirmou.
Os vereadores do MDB, João Pereira, Lucas Azevedo e Ed Moraes, do PDT, Luiz Carlos Coelhão, Maicon Prado, Vagner Gonçalves e Ricardo Bolzan, e do PP, Miguel Calderon, também fizeram pronunciamentos ressaltando o comprometimento e a união dos servidores na reivindicação de seus direitos.
PROPOSIÇÕES APRECIADAS – O Projeto de Lei 062/2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade do Poder Executivo de divulgar, mensalmente, a relação atualizada dos medicamentos disponíveis e indisponíveis na Rede Pública Municipal de Saúde, foi retirado pelo proponente, vereador Ricardo Bolzan (PDT), por sugestão do líder da bancada do PP, Miguel Calderon, para que a proposta possa ser amplamente discutida. O autor da iniciativa irá promover debate sobre o tema com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e profissionais responsáveis pela área, para que o PL seja reapresentado com as sugestões.
Com regime de urgência, por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Lei 009/2022, de autoria do Executivo, que autoriza incluir ação e dotação no PPA e LDO de 2021, bem como abrir crédito especial no valor de R$ 4.349.798,80 nas Secretarias de Educação, Assistência Social e Habitação e no Gabinete do Prefeito. A exposição de motivos do PL argumenta que os recursos não constam no Orçamento de 2022, em razão de o sistema não ter processado as ações descritas, “devido a um descuido”.
Também foram aprovados, por unanimidade, 16 Pedidos de Indicação, de autoria dos vereadores Ricardo Bolzan (04), Vagner Gonçalves (05), Luis Carlos Coelhão (03), Ed Moraes (01), Charlon Müller (02) e João Pereira (01). Aprovados, ainda, 23 Pedidos de Providência, de autoria dos vereadores Ricardo Bolzan (03), Vagner Gonçalves (03), Luis Carlos Coelhão (05), Maicon Prado (07) e Charlon Müller (05). A íntegra de todas as proposições está disponível do site do Legislativo (www.camaraosorio.rs.gov.br).
Últimas noticias
Aprovado projeto que denomina Tribuna do Plenário da Câmara de Osório de Tribuna Vereador Jaime Luiz Dalpiaz Incentivo a empresas é destaque entre os Projetos de Lei aprovados pela Câmara Câmara de Osório fortalece o debate sobre a Reforma Tributária e seus impactos nos municípios