Câmara de Vereadores de Osório aprova projetos que fortalecem o esporte e a cultura no município
A Câmara de Vereadores de Osório realizou, na noite desta terça-feira (28), uma Sessão Ordinária com formato excepcional em razão das condições climáticas e das previsões meteorológicas para a região e todo o Estado. Em consenso, os parlamentares priorizaram a apreciação e votação das matérias em pauta, garantindo a continuidade dos trabalhos legislativos.
Entre as proposições aprovadas, dois projetos ganharam destaque pelo impacto social e cultural para o município.
O primeiro é o Projeto de Lei nº 063/2026, de autoria do vereador Danjo Renê, que reconhece oficialmente a prática do Câmbio como modalidade esportiva da pessoa idosa e institui o dia 31 de julho como o Dia Oficial do Câmbio no município de Osório. A iniciativa reforça o compromisso com a valorização do envelhecimento ativo, da promoção da saúde e da integração social por meio do esporte.
Também foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 103/2026, incluído em regime de urgência e mérito, que concede patrocínio institucional à Cristina Maria de Oliveira para custear sua participação como painelista no 2º Congresso Nacional sobre Folias de Reis, em Guaxupé (MG), conforme prevê a legislação municipal. A medida representa um importante incentivo à valorização da cultura local e ao reconhecimento de representantes que levam o nome de Osório a eventos de relevância nacional.
Durante as manifestações em plenário, os vereadores destacaram a importância das duas iniciativas, ressaltando que os projetos fortalecem políticas públicas voltadas à qualidade de vida da população, ao incentivo ao esporte e à preservação e promoção da cultura do município.
Confira as proposições aprovadas:
- Pedido de Indicação n° 128/2026 – de autoria do Vereador Danjo Renê (leitura).
- Pedido de Indicação n° 129/2026 – de autoria do Vereador Danjo Renê (leitura).
- Pedido de Indicação n° 130/2026 – de autoria do Vereador Eduardo Pellegrini (leitura).
- Requerimento n° 038/2026 – de autoria das Bancadas do MDB, PDT, PP e PT (leitura).
- Projeto de Lei n° 063/2026 – Legislativo – Reconhece oficialmente a prática do Câmbio como modalidade esportiva da pessoa idosa e determina o dia 31 de julho como o dia oficial do câmbio no município de Osório.
O Projeto de Lei nº 103/2026, incluído na urgência e mérito foi aprovado por unanimidade.
Próxima sessão
O Projeto de Resolução n° 002/2026 – Legislativo, que denomina a Tribuna do Plenário Francisco Maineri da Câmara Municipal de Osório de Tribuna Vereador Jaime Luiz Dalpiaz, irá para votação na próxima Sessão ordinária.