Vereadores aprovaram dois projetos de lei de autoria do Executivo na sessão ordinária desta terça-feira
Na sessão ordinária desta terça-feira (06), conduzida pelo presidente Charlon Müller (MDB), o Legislativo osoriense apreciou dois projetos de lei (PLs) de autoria do Executivo e outras oito proposições. Foi aprovado o PL 046/2022, que altera dispositivos da Lei Municipal 5.873/2017, que dispõe sobre os quadros de cargos e funções públicas do Poder Executivo do Município de Osório e da Lei Municipal 3.853/2006, que dispõe sobre o Plano de Carreira dos Servidores Públicos Municipais de Osório. O objetivo é reorganizar o Quadro de Cargos de Provimento Efetivo no serviço de Finanças e Administração em Geral. O PL recebeu quatro votos contrários, dos vereadores que integram a Bancada do PDT, o líder Ricardo Bolzan, Vagner Gonçalves, Luis Carlos Coelhão e Maicon Prado. Votaram favoráveis, o líder da Bancada do PP, Miguel Calderon, e os integrantes da Bancada do MDB, o líder Ed Moraes, Lucas Azevedo e João Pereira. Com o empate, o presidente Charlon Müller votou favorável ao PL.
Também foi aprovado, por unanimidade, o PL 159/2022, que dispõe sobre a concessão de aumento real de 3,38% aos agentes públicos do Poder Executivo, a contar de 1º de fevereiro de 2023, em razão da previsão orçamentária para o exercício seguinte. O percentual se aplica sobre o vencimento básico dos servidores ativos, detentores de cargo de provimento efetivo, cargos em comissão, celetistas estáveis, contratados e conselheiros tutelares; valor unitário das gratificações de funções especiais; e proventos dos servidores inativos e pensionistas, com paridade.
Foram aprovadas, ainda, outras oito proposições que constaram na pauta de votações: três Pedidos de Indicação, de autoria do vereador Vagner Gonçalves (226, 227 e 228/2022); e quatro Pedidos de Providência, dos vereadores Maicon Prado (292/2022) e Vagner Gonçalves (293, 294 e 295/2022). Incluído na pauta, o Requerimento 074/2022, de todas as Bancadas, para que o Legislativo envie ofício ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) solicitando a adoção de medidas para suspender a desestatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), até que se possa garantir maior transparência e envolvimento dos municípios, que são os titulares do poder concedente dos serviços de água e esgoto.
TRIBUNA LIVRE - A representante da Sociedade Beneficente Cultural Yle de Oba e Oxum, professora Estela Maris Nunes da Silva, ocupou o espaço da Tribuna Livre para abordar sobre homenagens ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, reverenciando Zumbi de Palmares, e ao Dia de Nossa Senhora da Conceição, comemorado nesta quinta-feira, dia 08. Em sua fala, ressaltou que a padroeira do município, no sincretismo religioso, representa Mãe Oxum. Destacou a importância das leis que tornam obrigatório o estudo da cultura afrodescendente e indígena, e do respeito, amor e solidariedade a todos os povos. No plenário, com a presença dos dirigentes espirituais Pai Paulo e Pai Claiton, acompanhados dos filhos, Michele Nascimento fez uma apresentação cultural de dança da religião de matriz africana.
Últimas noticias
Aprovado projeto que denomina Tribuna do Plenário da Câmara de Osório de Tribuna Vereador Jaime Luiz Dalpiaz Incentivo a empresas é destaque entre os Projetos de Lei aprovados pela Câmara Câmara de Osório fortalece o debate sobre a Reforma Tributária e seus impactos nos municípios