Comunicação aumentativa e alternativa passa a ser realidade em Osório
A partir de uma iniciativa do vereador Ricardo Bolzan (PDT), o Projeto de lei nº 003/2025, que foi aprovado por unanimidade na Sessão ordinária de terça-feira, 08 de abril, possibilita que uma nova modalidade de comunicação passa a ser realidade no município.
O mesmo institui a comunicação Aumentativa e Alternativa – CAA no atendimento ao público na administração pública direta e indireta no município de Osório.
O objetivo é garantir a comunicação e a acessibilidade comunicacional para todas as pessoas, em especial aquelas com necessidades complexas de comunicação. A iniciativa pretende tornar os ambientes e espaços públicos aptos a acolherem plenamente as pessoas com deficiência, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista, deficiência intelectual, baixa visão, paralisia cerebral, surdez e deficiências múltiplas.
Segundo o vereador Ricardo, projetar uma cidade para todos, implica refletir sobre as pessoas que a compõem, concordando que sua verdadeira riqueza está na diversidade.
O vereador Ricardo destacou a importância do projeto que visa iniciar dar início a essa importante política pública de inclusão social. "As pessoas com dificuldades significativas de fala e comunicação, como autistas, pessoas com paralisia cerebral, afasia, entre outras condições, terão seus direitos garantidos ao acesso a recursos de CAA em serviços públicos de saúde, educação e assistência social. Estamos oportunizando às pessoas o que elas precisam, sendo que todos tenham acesso às mesmas oportunidades., afirmou o vereador Ricardo, que parabenizou a idealizadora do projeto, por Marina Monteiro.
Saiba mais:
O Poder Executivo conta com autorização para celebrar convênios, parcerias ou contratos com instituições especializadas, organizações da sociedade civil e outros órgãos para a execução das medidas previstas nesta Lei. Além disso, poderá promover ações de formação e capacitação continuada aos servidores e colaboradores para o uso adequado da Comunicação Aumentativa e Alternativa no atendimento ao público.
A CAA consiste na utilização de pranchas em material impresso e/ou digital que utilizem pictogramas (imagens), textos simplificados e programas específicos, observando normas de acessibilidade visual e cognitiva para facilitar a comunicação sobre os serviços ofertados e outras informações relevantes.
As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
Últimas noticias
Aprovado projeto que denomina Tribuna do Plenário da Câmara de Osório de Tribuna Vereador Jaime Luiz Dalpiaz Incentivo a empresas é destaque entre os Projetos de Lei aprovados pela Câmara Câmara de Osório fortalece o debate sobre a Reforma Tributária e seus impactos nos municípios