Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

Notícias

Câmara aprova projeto que possibilitará o recebimento de auxílio emergencial pelos profissionais da área cultural


Data: 4 de agosto de 2021
Crédito: Rita Rodrigues
Fotos: Rita Rodrigues

Câmara aprova projeto que possibilitará o recebimento de auxílio emergencial pelos profissionais da área cultural

Nesta terça-feira, ocorreu a sessão ordinária do legislativo, no plenário Francisco Maineri. A sessão iniciou com a votação da ordem do dia e posteriormente as falas dos vereadores inscritos. Foram votados sete pedidos de indicação, 11 pedidos de providência, uma moção, um projeto de decreto legislativo e três projetos de lei, sendo dois de autoria do executivo.

Durante a fala dos vereadores, Luis Carlos Coelhão (PDT) discorreu sobre a tragédia ocorrida no município de Imbé e pede que a justiça seja feita. Além disso, homenageou os bombeiros mortos no prédio da Segurança Pública estadual durante incêndio, no último mês. Também destacou sobre a reunião do COE Covid-19 a qual participou e que a equipe de saúde pediu muita atenção com a volta às aulas, devido a nova variante que já foi encontrada no estado e tem suspeita já em município do litoral.

Maicon Prado (PDT) aproveitou sua fala para pedir apoio do executivo para o evento Nova Garota Verão, que ocorrerá no mês de novembro e acredita que será importante para o município, pois haverá candidatas de todo o RS. Também discorreu sobre o mal atendimento na UPA, que deixou bebê e mãe esperando cerca de cinco horas por atendimento e ressalta que a demora foi pela falta de um médico, como já verificou outras vezes. Para ele, o atendimento da UPA é um descaso com a saúde humana.

O vereador Vagner Gonçalves (PDT) parabenizou o secretário de Segurança, Moacir Galimberti pelo ótimo trabalho. Discorreu sobre a visita a Osório do deputado federal Bibo Nunes (PSL), que mesmo não sendo do seu partido, tem grande respeito por já ter destinado emendas ao Hospital de Osório, além de ter sido fundador do PDT no município. Também falou sobre a reunião do legislativo com o presidente do Hospital, Marco Pereira, que além da situação financeira apresentada, o que mais lhe preocupou foi sobre a possibilidade de novo aumento de casos de COVID-19 no mês de setembro e ressaltou a importância das pessoas continuarem se prevenindo. Ao final, discorreu sobre evento que participou na última semana em Tavares que tratava sobre a ponte de Rio Grande a São José do Norte, da Rota Turística Torres ao Chuí. Ele acredita que o executivo de Osório deva participar e apoiar, pois promoverá o desenvolvimento da região.

Ed Moraes (MDB) iniciou sua fala falando do trágico desfecho da criança que foi morta pela mãe em Imbé. De acordo com ele, é importante deixar um alerta a todos, para atenção a esses pedidos silenciosos de socorro por crianças e adolescentes e que possam acolhê-los. Finaliza desejando elucidação do caso. Após, discorreu sobre a rede de internet para o distrito de Passinhos, o qual se reuniu com a empresa Vero e a empresa destacou possuir projeto de expansão para o mês de agosto nessa região, eles farão a ligação de cabo óptico entre RS 030 e RS 040, através da RST 101, assim possibilitando a internet via cabo até a localidade da Ferreirinha e arreadores. Além disso, sobre a extensão da internet para Baixada, o qual a comunidade mesmo colocará os postes e a empresa garantiu fazer a extensão. Finalizou sua fala informando que os adolescentes autistas foram incluídos no rol de comorbidades para vacinação da COVID-19.

O líder de bancada do PDT, Ricardo Bolzan destacou sua visita a escola do Palmital, Escola General Cordeiro de Farias, parabenizando pelo trabalho desempenhado, além de agradecer pela recepção. Ressaltou que na visita pode conversar com todos professores da escola, percebeu a dificuldade e a quantidade de trabalho desses profissionais e que muitas vezes as pessoas acreditam que os professores estão de férias desde que iniciou a pandemia. Parabenizou todos eles pela dedicação diária de todos eles. Também discorreu sobre a visita a postos de saúde na última semana, a qual esteve no posto Primavera e Posto Palmital. No primeiro posto foi recebido e conheceu o trabalho dos profissionais, o qual parabeniza e enfatiza a importância de analisar a possibilidade de ampliação ou implantação de um novo posto para o bairro, pois mensalmente atendem em torno de 11 mil pessoas. No Posto do Palmital a visita não foi possível, pois estava fechado. Acredita ser inadmissível que em plena pandemia postos estejam fechados. Finalizou destacando pedido de informação da bancada do PDT ao vice-prefeito Martim Tressoldi, referente ao discurso feito em Tribuna Livre na Câmara de Vereadores.

Charlon Müller, líder do MDB, abordou em sua fala o artigo 18 do estatuto da Criança e Adolescente que diz que todos devem zelar pela dignidade das crianças e adolescentes e discorreu sobre o caso ocorrido em Imbé. Como ex-conselheiro disse que na dúvida sempre orientava acolher e que por isso existe a Casa de Acolhimento, posteriormente a justiça determina o que deve ser feito. Divulgou o Disque 100 para denúncias de maus tratos às crianças e adolescentes. Parabenizou o Aeroclube Albatroz, o qual completou 71 anos no mês de julho, destacando a sua importância para o município. Também discorreu sobre o Agosto Dourado, o Pró-Mamá, realizado pela Secretaria da Saúde, que visa a importância da amamentação dos bebês, além de atendimento para gestantes, mães e bebês neste mês. Também convidou todos para o bazar “É daqui, tem seu valor”, que ocorrerá no próximo sábado, dia 7, e busca fomentar a economia local. Finalizou agradecendo toda comunidade pela doação de agasalhos, roupas e alimentos para campanha realizada na última semana com pessoas em situação de rua.

O líder do PP, Miguel Calderon, destacou em sua fala que também ficou desconfortável com a fala do vice-prefeito, Martim Tressoldi, mas que esteve conversando pessoalmente com ele e sempre prezou pelo cuidado ao se pronunciar, seja pessoalmente ou publicamente. Também falou sobre a reposição de salários dos professores e funcionários de escolas estaduais que não ocorre há 7 anos. Em reportagem lida na Zero Hora, diz que houve uma perda de 45% do poder de compra desses profissionais. Além disso, discorreu sobre a notícia do superávit de bilhões do Estado, então seria o momento dessa correção, pois acredita ser a categoria mais sacrificada. Pede o apoio dos demais colegas do legislativo para enviar moção de apoio a esses profissionais para a Assembleia Legislativa e Governo do Estado do RS.

 

Abaixo os projetos aprovados nesta sessão:

PROJETO DE LEI 105/2021- De autoria do Legislativo. “Denomina de Praça Renato Mesquita

Prestes, Praça localizada no distrito de Atlântida Sul, em Mariápolis, no Município de Osório”. Aprovado por unanimidade.

PROJETO DE LEI 109/2021- De autoria do Executivo. Denomina de Escola Municipal de Ensino Fundamental Mirko Lauffer, a escola antes denominada de Escola Estadual de Ensino Fundamental Mirko Lauffer. Aprovado por unanimidade.

PROJETO DE LEI 116/2021- De autoria do Executivo. Autoriza o Poder Executivo a incluir ação e dotação no PPA e LDO de 2021, bem como abrir Crédito Especial no valor de RS 40.632,15 (quarenta mil seiscentos e trinta e dois reais e quinze centavos) na Secretaria de desenvolvimento, turismo, cultura e juventude. Aprovado por unanimidade.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 004/2021- Autoria da mesa diretora. Dispõe sobre novo horário da Câmara de Vereadores, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Aprovado por todos os vereadores.

Os demais pedidos aprovados na sessão você pode acessar pelo site camaraosorio.rs.gov.br.