Professor Anilton Valnei Aquino Junior apresenta ao executivo municipal o estudo realizado na área da educação profissional

Data: 29 de janeiro de 2021
Crédito: Assessora de Comunicação Rita Rodrigues
Fotos: Rita Rodrigues

Na manhã desta quinta-feira, dia 28, o professor mestrando em educação profissional do IFSUL, Anilton Valnei Aquino Junior, a convite do vereador João Pereira (MDB), apresentou ao poder executivo o seu estudo realizado em Osório sobre cursos técnicos de nível médio e sua demanda de mercado. De acordo com Anilton, a escolha pela cidade de Osório, para realizar seu estudo, se deu por que a educação profissional do Litoral Norte está muito concentrada neste município.

Na abertura da reunião, o vereador João Pereira afirmou: “ Achei extremamente interessante o trabalho desenvolvido pelo professor Anilton e a possibilidade efetiva de uso, pela administração do município, fomentando eficiência e eficácia aos recursos humanos e financeiros disponíveis."

Junior apresentou o site criado através de sua pesquisa e enfatizou a importância da educação como auxiliar no desenvolvimento do município. Sua pesquisa abrange os segmentos de alimentos e bebidas, construção civil, educação, eletroeletrônicos, fábricas e indústrias, materiais de construção, medicina e saúde, indústria têxtil, atividades de serviços ao consumidor e atividades de serviços empresarias.

“ Percebe-se que Osório tem uma grande demanda de mercado e que a muitas dessas áreas faltam cursos profissionalizantes para qualificar a mão-de-obra dos setores", salientou o professor mestrando.

Anilton sugeriu ao prefeito e secretários que esse estudo seja apresentado às instituições de ensino do município, para orientação e absorção da demanda do mercado.

Na ocasião estavam presentes o prefeito Municipal, Roger Caputti e os secretários de Administração, Juarez Nunes, de Educação Dilson Maciel e da Fazenda, Renato Ferrari, além do vereador João Pereira (MDB).