UPA é inaugurada em Osório

Data: 28 de fevereiro de 2020

UPA é inaugurada em Osório

Em 14 de outubro de 2019, o Legislativo Osoriense aprovou, por unanimidade, durante uma Sessão Ordinária o projeto oriundo do Executivo Municipal que denominou de Dr. Sérgio de Azevedo Saraiva a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, localizada no Bairro Medianeira.

Hoje, dia 28 de fevereiro de 2020, o Presidente da Câmara Beto Gueiê, juntamente com os demais vereadores, esteve presente na inauguração da UPA, construída na Rua José Vieira de Souza, bairro Medianeira, em frente ao Centro de Reabilitação Física, Auditiva e Visual (CER). A solenidade contou com a presença de autoridades e também de familiares e amigos do Dr. Sérgio Saraiva.

Em sua fala o Presidente do Legislativo Vereador Beto Gueiê ressaltou a importância desta grande obra para a saúde de Osório e região. Parabenizou o Prefeito Municipal Eduardo Abrahão e o Secretário de Saúde Emerson Magni que com afinco trabalharam juntamente com demais servidores da saúde para a ativação desta unidade.

Além de Osório, a UPA será referência em atendimento também para os municípios de Capivari do Sul e Maquiné. O seu espaço (1200m²) poderá receber até 150 pacientes, para atendimentos de urgência ou emergência, como pressão alta, fraturas, cortes, febre alta, convulsões, infarte e derrame (AVC). A obra ateve o investimento de R$ 3 milhões, valor financiado pelo Ministério da Saúde.

👉Histórico Dr. Sérgio Saraiva:
Nasceu em 1º de junho de 1961, em Palmares do Sul, na época Distrito de Osório. Filho mais novo de Maria Isabel de Azevedo Saraiva e Plauto Osório Saraiva.

Cirurgião dentista formando pela UFRGS de Porto Alegre em 1983. Casou-se em 1984, tendo retornado ao Litoral, estabelecendo-se em Osório, cidade de sua esposa.

Foi contratado em 1986 pela Prefeitura Municipal, tendo sido posteriormente aprovado em concurso, passando a ser servidor do quadro efetivo. Atuou em diversas escolas, creches, presídios, postos de saúde, em especial o Central e do Bairro Medianeira. Foram exatamente trinta anos de serviços prestados ao Município, com felicidade, dedicação e empenho a saúde da comunidade.

Sérgio de Azevedo Saraiva faleceu em março de 2016, prematuramente, deixando seus familiares e uma legião de amigos e admiradores.