Câmara homenageou primeira deficiente visual a colar grau na Unicnec

Data: 19 de novembro de 2019

Câmara homenageou primeira deficiente visual a colar grau na Unicnec

Na segunda-feira, dia 18 de novembro, o Legislativo Osoriense, por meio da proposição dos Vereadores Beto Gueiê e Martim Tressoldi, realizou uma homenagem solene ao Centro Universitário Cenecista de Osório – Unicnec e a Daiani Martins Lemos, primeira aluna da instituição com deficiência visual a se formar no curso de Direito.

Na oportunidade estavam presentes na mesa da solenidade o Presidente da Casa Beto Gueiê, Vereadores Martim Tressoldi e Ed Moraes, o Vice-prefeito Eduardo Renda, o Reitor da Unicnec Juarez Ramos, o Pró- Reitor Alexandre Ramos e a homenageada Daiani Martins Lemos.

A solenidade foi de muita emoção para amigos e familiares da Daiani também para todos os membros da Unicnec que também recebeu o reconhecimento do Legislativo.

Um pouco da história da Daiani:

RESIDENTE MUNICÍPIO DE MOSTARDAS, DAIANI MARTINS DE LEMOS ESTUDOU NAS ESCOLAS DA REGIÃO, FREQUENTANDO SEMPRE O ENSINO REGULAR. PERDEU A VISÃO AOS 18 ANOS, EM DECORRÊNCIA DA REALIZAÇÃO DE UMA CIRURGIA PARA A LIMPEZA DE UMA CATARATA, SENDO QUE JÁ NÃO POSSUÍA VISÃO DE UM DOS OLHOS.

AO PERDER A VISÃO, APRENDEU A ESCRITA BRAILE PARA TERMINAR O ENSINO MÉDIO E SEGUIR SEUS ESTUDOS, MOMENTO NADA FÁCIL PARA ELA E PARA SUA FAMÍLIA, FASE ESSA EM QUE CHEGOU A PENSAR EM DESISTIR DE TUDO, MAS COM APOIO INCONDICIONAL QUE OBTEVE DE SUA FAMÍLIA, CONSEGUIU SUPERAR E DAR A VOLTA POR CIMA.
APÓS TER APRENDIDO O BRAILE, RETORNOU A ESCOLA, NO ANO DE 2012, PARA CONCLUIR O ENSINO MÉDIO E DEPOIS DAR INÍCIO A GRADUAÇÃO.

NO FINAL DO ANO DE 2012, AO SE INSCREVER PARA O VESTIBULAR DA UNICNEC, SE DEPAROU COM O PRIMEIRO DE MUITOS OBSTÁCULOS QUE TERIA QUE ENFRENTAR AO LONGO DA VIDA. COM A AJUDA E A INTERVENÇÃO DA PROFESSORA MARIA APARECIDA O DR. LUIS CÉSAR GONÇALVES BALAGUEZ, PROMOTOR DE JUSTIÇA DA COMARCA DE OSÓRIO, REALIZOU UM TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA-TAC E SOLUCIOU POSSIVEIS PROBLEMAS.

INICIOU A GRADUAÇÃO EM 28 DE FEVEREIRO DE 2013, POR MEIO DE VESTIBULAR AGENDADO, CUJA PROVA ERA BASEADA EM UMA REDAÇÃO QUE FOI REALIZADA NA ESCRITA BRAILE.

QUANDO ESTAVA NO 2° SEMESTRE, REALIZOU UM CURSO DE INFORMÁTICA EM PORTO ALEGRE, O QUE VEIO A FACILITAR SUA VIDA ACADÊMICA, POIS DESSA FORMA, PASSOU A ESTUDAR PELO COMPUTADOR E COMBINAVA DIRETAMENTE COM OS PROFESSORES QUAL SERIA A MELHOR FORMA PARA O ENVIO DOS MATERIAIS, E ASSIM FOI DURANTE TODA A GRADUAÇÃO.

NO ANO DE 2016 QUANDO ESTAVA NA METADE DO CURSO, COMEÇOU A PROCURAR ESTÁGIOS. EM JUNHO DO MESMO ANO INICIOU ESTÁGIO NA PREFEITURA DE PALMARES DO SUL, LOCAL ONDE PERMANECEU POR DOIS ANOS NO SETOR DA EXECUÇÃO FISCAL.

EM 2018 ABRIRAM VAGAS DE ESTÁGIO NA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PALMARES DO SUL, REALIZOU PROVA E ENTREVISTA, SENDO APROVADA REALIZANDO 1 ANO E 3 MESES DE ESTÁGIO, VINDO A SAIR UM DIA ANTES DA FORMATURA NO DIA 09 DE AGOSTO. AMBIENTE MARAVILHOSO QUE SEGUNDO ELA, CONTRIBUIU MUITO TANTO NA VIDA PROFISSIONAL COMO NA SUA VIDA PESSOAL, COM OPORTUNIDADE DE RETORNAR COMO VOLUNTÁRIA APÓS O TÉRMINO DO ESTÁGIO, ONDE CONTINUA ATÉ OS DIAS DE HOJE, DEPOIS DE JÁ FORMADA.

RECONHECENDO O EXCELENTE ACOLHIMENTO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSORIO – UNICNEC, DADO A ENTÃO ALUNA DAIANI, ONDE FORAM REALIZADAS DIVERSAS MODIFICAÇÕES NA BUSCA DE OPORTUNIZAR MELHOR ACESSIBILIDADE E ENSINO DE QUALIDADE E TAMBÉM EM RECONHECIMENTO A PRIMEIRA ALUNA COM DEFICIENCIA VISUAL A SE FORMAR NA INSTITUIÇÃO, ESTA CASA LEGISLATIVA RECONHECE DAIANI MARTINS LEMOS E A UNICNEC OSÓRIO COMO IMPORTANTES EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS POR TODA COMUNIDADE.