Audiência Pública discutiu na Câmara o controle e abandono de animais domésticos

Data: 17 de junho de 2019

Por meio da proposição do Vereador Binho Silveira, a Câmara de Vereadores de Osório realizou na noite de 13 de junho, no Plenário Francisco Maineri, Audiência Pública sobre o controle e abandono de animais domésticos.

O encontro, aberto pelo Presidente da Casa vereador Beto Gueiê, oportunizou o debate entre representantes do poder público e membros da comunidade pertencentes, ou não, à ONGs defensoras de animais.

A mesa de trabalhos, liderada pelo vereador Binho Silveira, foi composta também pelo Secretário Municipal de Saúde Emerson Magni, Secretário de Meio Ambiente Edilson Nunes, a psicóloga Camila Nunes e o veterinário da prefeitura Binho Ferreira. O evento contou também com a presença do Prefeito Municipal Eduardo Abrahão que esteve presente saudando a todos pelo debate.

O Secretário Municipal de Saúde Emerson Magni, em sua fala, parabenizou a iniciativa da Casa e fez um breve relato sobre o trabalho realizado pelo Departamento de Proteção Animal - Depa, onde atuam desde o acolhimento, resgate e tratamento dos animais. Apresentou dados positivos, dentre eles a inauguração do bloco cirúrgico, onde já foram realizadas mais de 500 castrações.

Durante a audiência pública, diversas pessoas utilizaram a palavra manifestando que cuidar dos animais, além de um ato de amor, é uma questão de saúde pública.

Ao término da Audiência ficou definida a criação de uma comissão que irá tratar do assunto.

Também estiveram presentes na audiência os vereadores Valério dos Anjos e Roger Caputi.